Solidariedade e muita animação no Natal mondinense

arvore_desejos1Apesar da reduzida disponibilidade para preparação dos festejos de Natal, devido à recente entrada em funções do novo executivo, a quadra natalícia em Mondim de Basto ficou marcada por um vasto programa de animação e de actos solidários.As actividades tiveram início no dia 3 de Dezembro com a campanha de distribuição gratuita de pinheiros de natal, criteriosamente seleccionados pelos serviços florestais locais.

Seguiu-se, no dia 4, a Festa de Natal das Escolas Básicas e dos Jardins de Infância do concelho, cuja animação esteve a cargo do Circo Dupy.

A majestosa Árvore de Natal de Sapatos, que decorou a Vila de Mondim, foi inaugurada no dia 16 de Dezembro e contou com a participação de muitos mondinenses que aí depositaram os seus sapatos e os seus desejos para 2010.

Nos dias 22 e 23 de Dezembro, uma equipa constituída por elementos da Câmara Municipal e do Núcleo da Cruz Vermelha de Mondim foi responsável pela distribuição de todos os produtos angariados na Campanha de Natal de recolha de bens. Esta campanha de solidariedade contou também com o apoio das diferentes paróquias, juntas de freguesia, escolas e alguns supermercados do concelho, que para além da divulgação da iniciativa, aceitaram ceder um espaço para deposição destes bens.

Deste programa de Natal destacamos ainda o Almoço Solidário, que no dia 20 de Dezembro reuniu mais 300 idosos de todo o concelho, num momento de partilha e união comunitária.

"Cantos de Natal" foi o nome do espectáculo que reuniu, na noite de 26 de Dezembro, os grupos corais do concelho, numa celebração conjunta do nascimento de Deus Menino.
Não faltaram também sessões de teatro e de cinema que animaram os serões dos últimos fins-de-semana de 2009.

O tradicional encontro de Cantares dos Reis, protagonizado por doze grupos do concelho, foi apreciado por centenas de pessoas e encerrou os festejos desta quadra.

Um programa diverso, com iniciativas de cariz cultural e social que conseguiu cativar e envolver as comunidades das diferentes freguesias.

encontro_coros1 cantares_reis2 ICON-MAIS-FOTOS