• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

CAPA-ORCAMENTO-2014O “Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2014” foi aprovado no passado dia 6 de dezembro, pela Assembleia Municipal de Mondim de Basto e apresenta-se condicionado pela diminuição das transferências do Estado e pelos encargos com a amortização dos empréstimos.
O Orçamento de Estado para 2014 prevê um corte de 2,75% nas transferências para a autarquia, o que representa menos 147 mil euros anuais. Recordamos que desde 2009 as transferências do Estado diminuíram cerca de 11% e esta é uma quebra na receita que não estava prevista no plano de saneamento financeiro, assinado em 2010.

Junta-se ainda a necessidade de amortização do empréstimo que obriga ao pagamento mensal de 125 mil euros, até à execução do Plano de Saneamento Financeiro, que termina em 2022.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, explica que “com um orçamento tão restritivo, a prioridade que definimos foi assegurar as necessidades de funcionamento da autarquia, ou seja, despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços, a educação, o desporto, o associativismo e a ação social”.

Apesar de não haver margem para grandes obras, o edil Mondinense garante a conclusão dos projetos que já têm financiamento comunitário assegurado, como é o caso do Centro Comunitário de Atei e a Casa Abrigo e Centro de BTT de Sobreira. Estas obras estão a ser financiadas pelo PRODER e foram iniciadas ainda este ano.

Estão ainda previstos novos investimentos no sistema de modernização administrativa no valor de 86 mil euros e em sistemas de eficiência energética, no valor de 78 mil euros. Ambos aprovados pelo programa ON2 e que deverão iniciar no próximo ano.

Ainda com uma dívida de catorze milhões de euros, é objetivo do executivo Mondinense reduzir a dívida da câmara até a um valor próximo do limite de endividamento, ou seja, cerca dos 7 milhões de euros.

“Temos de manter o esforço de redução da dívida da câmara. Pagamos a tempo e horas e assim queremos continuar”, conclui o autarca.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO