Professor Albano Parente um mondinense distinguido no Rio de Janeiro

prof Albano ParenteA Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 24 de setembro, um Voto de Congratulação Municipal pela imposição da insígnia do Grau de Comendador da Ordem do Mérito ao seu munícipe Albano dos Santos Parente.

Esta condecoração foi concedida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva - e entregue por Sua Excelência o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário e pelo Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Dr. Nuno Bello - e destina-se a distinguir atos e serviços prestados, desinteressadamente, em favor da coletividade.

Albano Parente é natural de Mondim de Basto mas partiu muito jovem para o Brasil. Professor de formação, criou em 1967 uma instituição de apoio social e educacional com o Externato São Judas Tadeu, que se transformou em Colégio Santa Mónica.

Hoje a rede Santa Mónica Centro Educacional conta com 13 unidades que reúnem 13.500 alunos. Através desta rede desenvolve projetos sociais, atribui bolsas de estudo, colabora com creches, orfanatos, abrigos para idosos e unidades de atendimento a pessoas com deficiência.

Recordamos que a 25 de julho de 2013, na sessão de homenagem aos professores que exerceram a sua atividade dentro e fora do concelho de Mondim de Basto, a Câmara Municipal também distinguiu o professor Albano Parente com a Medalha Municipal de Mérito.

Devemos todos orgulhar-nos e reconhecer que Albano Parente tem sabido valorizar a nossa imagem, a nossa cultura e a nossa comunidade no Brasil. Albano Parente é um exemplo que todos devemos seguir.