Programa PRODER permitiu investimento de dois milhões de euros no concelho

LOGO-PRODEREntre os anos de 2010 e 2013, o Município de Mondim de Basto conseguiu captar cerca de 2 milhões de euros de investimento para o concelho, com a implementação do Sub-Programa 3 do PRODER.

Este Sub-Programa é gerido territorialmente pela Probasto- uma Associação que reúne os quatro Municípios de Basto e que tem como objetivo estratégico promover o desenvolvimento sustentado do território, criando condições para a fixação das populações locais, contribuindo para a preservação e valorização do património natural e histórico-cultural.

Os três concursos públicos abertos pelo Sub-Programa 3 do PRODER significaram, no concelho de Mondim de Basto, um volume de investimento solicitado de cerca de 2 800 000 euros, distribuído por 39 projetos de investimento. Os resultados fixaram-se em 26 projetos aprovados no concelho e num investimento total aprovado de cerca de 2 000 000 euros.

Os projetos aprovados enquadram-se em quatro grandes áreas/ações, designadamente, “Criação e Desenvolvimento de Microempresas”; “Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer”; “Conservação e Valorização do Património Rural” e “Serviços Básicos para a População Local”.

Em três anos de execução, o Sub-Programa 3 do PRODER permitiu ao concelho de Mondim, obter a aprovação de cerca de 2 000 000 euros de investimento, a que corresponde uma taxa de comparticipação média PRODER de 57%, ou seja, uma comparticipação comunitária de 1 110 000 euros.

Os projetos aprovados vão permitir a criação de 26 novos postos de trabalho, e envolveu os esforços de 18 entidades privadas, uma Associação, uma IPSS, uma Fábrica da Igreja e duas Autarquias (Câmara Municipal e Freguesia de Atei).