Incêndios florestais em Mondim de Basto: Presidente da Câmara vai ser recebido pelo Ministro da Administração Interna

Os incêndios florestais que nos últimos dias assolaram o concelho de Mondim de Basto causaram enormes prejuízos não só a nível ambiental mas também a nível económico e social. Arderam vários hectares de floresta que desde sempre foram garantia de sustentabilidade para as famílias que habitam nas zonas afetadas.

Foram consumidos pelos incêndios povoamentos florestais adultos de resinosas atualmente explorados pela indústria da resina e também toda uma vegetação rasteira composta essencialmente por matos, que serviam de pasto ao gado caprino e bovino e de base para a produção de mel e abrigo para espécies cinegéticas.

Foi ainda destruída pelos fogos uma área significativa de paisagem e habitats no Parque Natural do Alvão, insubstituíveis e cruciais para a existência de turismo no território de Mondim de Basto.

O levantamento provisório dos prejuízos permitiu ainda identificar a destruição de uma habitação, vários anexos agrícolas, estábulos, explorações apícolas, vinhas, terrenos agrícolas, infraestruturas de telecomunicações, abastecimento de água e linhas elétricas.

Preocupado com as consequências desta tragédia que atingiu o concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, solicitou uma audiência ao Sr. Ministro da Administração Interna que está já marcada para esta semana.