Presidente da República inaugurou Biblioteca Municipal

biblioteca inauguracaoO Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, inaugurou no passado dia 31 de julho, a Biblioteca Municipal de Mondim de Basto.
Com uma área de construção de cerca de 1200 m2 a Biblioteca Municipal está instalada numa zona privilegiada de equipamentos culturais e inclui diversas valências: biblioteca, videoteca, sala de leitura geral, infanto-juvenil e auditório.

Esta obra, iniciada ainda no anterior mandato e concluída no atual mandato, representou um investimento de cerca de 1.500.000,00 euros, comparticipado pelo QREN em 596.327,00€ e em 479.000,00€ pelo Contrato-Programa celebrado com o Estado Português através da Direção Geral dos Livros e da Biblioteca.

A cerimónia de inauguração teve momentos de poesia em que foram declamados, por jovens do Tamegar Teatro, poemas de autores locais, particularmente de Bruno Pereira e Fátima Parente, e ainda um poema de Fernando Pessoa.

A Biblioteca Municipal pretende assumir-se como um equipamento estruturante da vida cultural do concelho. Os seus utilizadores podem usufruir de serviços diversos como consulta e pesquisa do catálogo da Biblioteca; empréstimo presencial; acesso à internet e a recursos multimédia; virtualteca; impressão de documentos e serviço de animação cultural.

Mondim de Basto conta a partir de agora com um equipamento que alarga a oferta cultural do concelho. Um excelente equipamento com uma vista panorâmica sobre a Vila e o Monte Farinha.