Projecto ProNatura oferece 2500 árvores a Mondim

A Câmara Municipal de Mondim de Basto recuperou, recentemente, cerca de três hectares da área florestal do Monte de Paradela.

Área de IntervençãoEsta acção surge no âmbito do projecto ProNatura da Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente – ANEFA – que tem por objectivo contribuir para a conservação da natureza, em particular dos recursos florestais e silvestres associados, visando a diminuição dos impactos negativos causados pelos incêndios florestais e a conservação do solo, da água, da fauna e da flora.

A área florestal do Monte de Paradela foi percorrida por um grande incêndio no ano de 2005, que teve origem no concelho vizinho de Celorico de Basto tendo efectuado um salto para o concelho de Mondim, onde acabou por destruir cerca de 170 hectares de espaço florestal.

A Câmara Municipal, através da Divisão de Desenvolvimento Municipal associou-se a esta iniciativa e conseguiu o apoio da Vodafone que ofereceu 2500 árvores para plantação.

O trabalho de preparação do terreno, em particular a desmatação da área de intervenção e a execução de linhas de plantação, esteve a cargo do Gabinete Técnico Florestal que também seleccionou as espécies de árvores a plantar: Quercus rotundifolia, Cedrus atlântica, Cupressus lusitanica e Pseudotsuga mezienssi. Nesta operação foram ainda beneficiados vários exemplares de espécies autóctones como o carvalho roble (Quercus robur) e sobreiro (Quercus suber).