Barragem de Fridão: Presidente da Câmara reuniu com Presidente da EDP

01-07-2013-edp-smallO Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, reuniu em Lisboa na Sede da EDP com António Mexia, que reafirmou o interesse da elétrica nacional em construir a barragem do Fridão.

Preocupado com o impasse na construção da Barragem, Humberto Cerqueira, recebeu do Presidente da EDP a confirmação da vontade da empresa na construção deste empreendimento, logo que o Governo emita o RECAPE (licença definitiva), que se aguarda há mais de um ano. António Mexia lamentou ainda a falta de ambiente no País que promova o investimento privado no sector da energia.

Humberto Cerqueira tem manifestado publicamente a sua preocupação com o impasse em que se encontra o processo da Barragem de Fridão, que está a prejudicar o município. É urgente uma decisão!

O município de Mondim assinou com a EDP, em Maio de 2011, um protocolo que prevê um conjunto de contrapartidas importantes para o desenvolvimento do concelho. A concretização deste protocolo, dependente a emissão do RECAPE, irá permitir um investimento em obras superior a 20 ME, além da melhoria dos cuidados de saúde, dotando o concelho com uma viatura de emergência médica e uma unidade móvel de saúde.

Recorde-se que em Julho de 2010 a autarquia, a EDP e o governo assinaram um protocolo que prevê a construção da variante de ligação a Celorico. Esta obra estruturante para o concelho, aguardada há décadas, será finalmente concretizada com a construção da barragem.
O Presidente da EDP referiu o impacte positivo que este empreendimento terá na economia local. É esperada a criação de mais de 1000 postos de trabalho durante o período de construção.

Também na atividade económica gerada pelas barragens no tecido empresarial há impactos positivos: 15% dos fornecedores correspondem a empresas das regiões onde os empreendimentos hidrelétricos estão a ser construídos.

Humberto Cerqueira mostrou-se igualmente preocupado com a situação das mais de 30 famílias que serão desalojadas com esta obra e que estão a ser afetadas com esta demora.

A Barragem de Fridão representa um investimento avultado de 350 ME, totalmente privado.
No seguimento desta reunião, Humberto Cerqueira, irá exigir do governo uma decisão que termine com este impasse que está a prejudicar o município.