Crastoeiro em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público

vista crastoeiro 2013Está em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público o Castro do Crastoeiro, um importante povoado fortificado da Idade do Ferro, implantado no sopé do Monte da Senhora da Graça, alvo de investigação arqueológica desde a década de 1980.

O Castro do Crastoeiro é protegido por uma imponente muralha de pedra e conserva algumas construções circulares, quadrangulares e retangulares, que atestam a sua ocupação durante a Idade do Ferro e a romanização, além de mais de 50 rochas com gravuras rupestres, de temática geométrica. As caraterísticas do sítio e o seu estado de conservação revelam um elevado valor histórico e científico, assim como um forte potencial pedagógico e turístico.

A reabertura do processo de classificação resulta da persistência da autarquia, que reconhece a necessidade de se adotarem medidas de conservação e valorização do Crastoeiro.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “queremos que o Castro seja um motivo de interesse do concelho e atraia mais visitantes. Aliás, as peças de cerâmica e de metal, as moedas, contas de vidro e outros objetos encontrados nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Crastoeiro, encontram-se já em exposição no Museu Municipal e despertam a curiosidade dos visitantes.”

A autarquia considera que esta classificação irá dar um novo impulso no processo de valorização do Crastoeiro, nomeadamente no que diz respeito à melhoria do espaço envolvente e à criação de estruturas de apoio.