Câmara Municipal vai criar Casa Abrigo e Centro de BTT em Mondim de Basto

casa florestal SobreiraA Câmara Municipal de Mondim de Basto viu, recentemente, aprovado um projeto para instalação de uma Casa Abrigo e Centro BTT no concelho. Este projeto representa um investimento de 139 473,57 euros, que é comparticipado a 60% pelo PRODER.

A antiga casa florestal de Sobreira, localizada no sopé do Monte de Nossa Sr.ª da Graça, constitui a base deste projeto.

O edifício principal irá ser reabilitado e transformado numa Casa Abrigo para praticantes de Desportos de Natureza. No edifício anexo desta casa florestal será instalado o Centro BTT, que permitirá aos praticantes das modalidades desportivas de natureza, usufruir de condições logísticas excelentes.

O projeto prevê ainda a criação de um “trailpoint”, um ponto de informação interativo sobre percursos na natureza, a partir do qual os interessados podem consultar as diferentes ofertas de desporto de natureza disponíveis no nosso concelho e descarregar os itinerários pretendidos para o seu GPS.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “trata-se de um investimento importante na área do Desporto de Natureza, que a autarquia assume como fator estratégico de desenvolvimento turístico do concelho ”.

De salientar ainda o caráter inovador deste projeto que pretende ser o primeiro Centro BTT do país a reunir condições para pertencer à Rede Europeia de Centros de BTT; o primeiro a nível nacional com valência de alojamento para os praticantes de turismo ativo/desporto de natureza; por pretender ser o terceiro centro de BTT a homologar pela Federação Portuguesa de Ciclismo.