Mondim de Basto e Diekirch assinaram Carta de Amizade

carta amizade luxemburgoPelo terceiro ano consecutivo o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, deslocou-se à localidade de Diekirch, no Norte do Luxemburgo, para visitar a numerosa comunidade Mondinense aí residente.

Este ano, a visita revestiu-se de uma importância especial pela assinatura de uma Carta de Amizade, que foi formalizada, numa cerimónia realizada no dia 7 de abril, por Humberto Cerqueira e Claude Haagen, burgomestre de Diekirch, na presença do Cônsul de Portugal no Luxemburgo, Rui Monteiro. A assinatura desta Carta decorreu no salão Al Seeërei, durante a sexta edição do Festival de Folclore, organizado pelo Grupo de Cantares da Região de Basto.

Os laços de amizade que unem os dois municípios têm sido reforçados nos últimos anos, pela presença do Presidente da Câmara em Diekirch.

O Presidente da Câmara, reconhece que “o intercâmbio que se tem desenvolvido permitiu fomentar as relações de amizade e confiança mútua entre estas duas comunidades. Esta Carta agora assinada representa o compromisso que assumimos em manter estas relações culturais, mas também a possibilidade de estendê-las a outras áreas como a educação, o desporto e o comércio”.

Esta iniciativa representa também o reconhecimento do papel dos emigrantes no desenvolvimento do concelho de Mondim de Basto.