Câmara aproveita antigas escolas primárias para promover a atividade física junto da população sénior do concelho

130401-idososA Câmara Municipal de Mondim de Basto está a alargar a atividade física sénior, desenvolvida pelo Centro Desportivo Municipal (CDM), às diferentes aldeias do concelho.

A população idosa do concelho tem uma expressão demográfica muito significativa. Proporcionar a estas pessoas momentos de convívio e confraternização, que promovam a sua integração na vida social das comunidades, tem sido uma preocupação constante da autarquia.

O núcleo “Seniores em Forma”, iniciou recentemente a sua atividade no lugar da Caínha e conta com a participação de 16 pessoas.

Estas aulas, ministradas nas instalações das antigas escolas primárias, são gratuitas e monitorizadas pelos professores de Desporto afetos ao CDM. Os exercícios adotados pretendem estimular a mobilidade e o reforço muscular destes alunos, bem como contribuir para o seu equilíbrio físico e emocional.

A Câmara Municipal é a entidade responsável por este projeto e suporta todas as despesas inerentes ao seu funcionamento. Os atletas inscritos beneficiam de um seguro desportivo e são, todos os anos, sujeitos a exames de avaliação da sua condição física.

Para além do Lugar da Caínha, estas aulas de atividade física estão também a ser desenvolvidas em Atei, Bilhó, Bormela, Ermelo, Mondim, Parada, Paradança e Vilar de Viando.

Para o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, este projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população mais idosa do concelho. “Aproveitamos os recursos existentes, instalações e monitores das AEC’s.” Em tempo de crise é necessário encontrar soluções sem custos, aproveitando os recursos existentes.