Câmara cede Escola da Igreja à Paróquia de Mondim

escola igrejaA Câmara Municipal formalizou, no passado dia 24 de janeiro, a doação da Escola da Igreja à Fábrica da Igreja da Paróquia de Mondim de Basto, uma pretensão antiga que agora foi concretizada.

A Escola da Igreja funcionou até à abertura do Centro Escolar, em 2010, como Escola do 1º ciclo. Nos últimos dois anos foi cedida ao Agrupamento de Escolas, para funcionamento dos cursos profissionais.

A cedência do edifício foi determinada a título definitivo e de forma gratuita, considerando o destino que a Fábrica da Igreja se propôs cumprir: a promoção de atividades para a comunidade.

A Fábrica da Igreja vai iniciar, logo que possível, a recuperação do edifício da Escola da Igreja, e conta já com o apoio da autarquia na elaboração do projeto de reconstrução da infraestrutura, que será, posteriormente, submetido a uma candidatura no âmbito do PRODER.

O Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, revela-se satisfeito com o novo destino da antiga escola primária, uma vez que o seu novo uso vem suprir uma necessidade da freguesia e do concelho e prestar apoio social a toda a comunidade.

Sendo um edifício contíguo à Igreja Matriz e Residência Paroquial, tem uma localização privilegiada para servir os fins a que se destina.

Para o Presidente da Câmara, a prioridade da autarquia é dotar o município de uma rede de estruturas que possam estar ao dispor das populações, para as mais diferentes atividades e instituições.

No concelho, das mais de vinte escolas desativadas, algumas já estão cedidas a associações locais.