Autarquia renova toponímia no Núcleo Histórico

toponimia nucleo historicoA Câmara Municipal de Mondim de Basto está a renovar as placas de toponímia das diversas ruas e lugares do Núcleo Histórico.
A toponímia é uma componente do projeto de regeneração urbana do Núcleo Histórico da Vila de Mondim de Basto que se constituiu como um importante elemento de identificação, orientação e gestão do território.

O trabalho de revisão dos nomes atribuídos baseou-se na investigação e interpretação das atas municipais produzidas no Sé. XX, desenvolvida pelo Gabinete Técnico Local (GTL). Daí foram extraídas as referências toponímicas e as alusões aos nomes agora apresentados.

Na maior parte dos casos, os nomes atuais foram atribuídos na década de 1930 e os residentes nunca assimilaram as personalidades contempladas na toponímia, continuando a denominar os arruamentos pelo nome primitivo. Por outro lado, existem figuras relevantes para a História do Município (como é exemplo D. Manuel I, autor do foral quinhentista de Mondim de Basto e o Marquês de Marialva, donatário destas terras durante séculos), que não foram perpetuados na toponímia.

A Comissão de Toponímia retificou as denominações que estão agora a ser atribuídas às ruas e arruamentos do Centro Histórico, que permitirão uma identificação mais fácil dos lugares e dos seus residentes.

O atual executivo identificou a deficiente toponímia existente como um problema a resolver. Assim, para o Presidente da Câmara, “é objetivo da autarquia alargar esta intervenção à restante área urbana, bem como proceder à numeração dos edifícios.”

Esta empreitada foi orçada em €20.670,00 e conta com uma comparticipação de 83% do QREN.