• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio

oficina-movel-1000pxOs cidadãos carenciados, idosos, portadores de deficiência e com mobilidade reduzida de Mondim de Basto dispõem [desde o dia 12 de dezembro] de uma viatura equipada com uma pequena oficina da câmara destinada a pequenas reparações domésticas gratuitas.

Segundo o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, o projeto "Oficina Móvel Municipal" é um serviço de apoio domiciliário que visa servir as pessoas em situação de carência, combater o isolamento e a exclusão social, melhorar as condições de habitabilidade e satisfazer as pequenas necessidades que podem tornar-se em grandes obstáculos.

O objetivo é, segundo o autarca, ajudar as pessoas a resolver pequenos problemas nas suas habitações, como a substituição de uma lâmpada, a reparação de uma torneira ou de um eletrodoméstico, pinturas, a limpeza de chaminés ou a substituição de vidros partidos.

Além disso, os técnicos da viatura farão a entrega de alimentos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, camas articuladas, cadeira de rodas e correio. A limpeza e arrumação da habitação, o transporte de roupa para a lavandaria, a limpeza de quintais e a ligação de equipamentos elétricos também serão feitos pela Oficina Móvel.

A aquisição da viatura foi financiada com 20.000 euros pelo programa "EDP Solidária Barragens". A implementação no terreno, o equipamento da carrinha, os custos de deslocação, os recursos humanos e os materiais usados nas reparações são custeados pela autarquia com um orçamento de 25.000 euros.

Dada a situação financeira do município, Humberto Cerqueira frisou que não será possível fazer grandes intervenções, nem atender a todas as situações.

"Para ser feita uma racionalização dos custos vamos programar e calendarizar os serviços", disse.

Para beneficiar deste apoio, os munícipes terão de se inscrever nos serviços sociais da Câmara de Mondim de Basto, que depois fará a triagem e a seleção dos pedidos.

Humberto Cerqueira salientou que este projeto era "extremamente necessário" para o concelho, porque uma parte significativa da população é envelhecida e vive em situação de carência.

Fonte: Lusa

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO