Município apoia programa de teleassistência

centro social vilarinhoA Câmara Municipal assinou um protocolo com a Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim, que tem como finalidade a comparticipação de um programa de Teleassistência para idosos.

O protocolo foi assinado no dia 7 de dezembro entre o Presidente da Câmara e os dirigentes da Associação.

O programa de Teleassistência caracteriza-se como um serviço de atendimento por profissionais formados na área de saúde e/ou apoio social, que permite ao idoso, através de equipamento previamente fornecido e configurado, entrar em contacto com os cuidadores.

Este equipamento permite aos profissionais procederem à medição de parâmetros vitais do utente – avaliação do peso, exames das vias respiratórias, da frequência cardíaca, da glicose e tensão arterial - sem necessidade de qualquer deslocação. Em caso de emergência, o idoso poderá acionar um botão de pânico e entrar em contacto imediato com os seus cuidadores e/ou familiares para solicitar assistência.

O apoio financeiro da autarquia para comparticipação deste programa de ação é de € 17 000.00.

Para o Presidente da Câmara, a implementação deste serviço será muito útil porque evita situações de isolamento, frequentes na população idosa. A autarquia associou-se a este projeto pelo benefício que irá constituir para este setor da população.

Este serviço será, futuramente, alargado a todo o concelho. É política da autarquia apoiar as associações na implementação de projetos concretos, como é o caso.