INFORMAÇÃO - Distribuição de compostores domésticos

compostagemA Câmara Municipal e a Resinorte vão entregar compostores a agregados familiares constituídos, no mínimo, por três pessoas, que residam no concelho de Mondim de Basto e que possuam habitações dotadas de jardim ou quintal.

Trata-se de uma iniciativa que pretende promover a valorização de resíduos biodegradáveis através do projeto “Compostar outra forma de RECICLAR”.

A compostagem doméstica é um processo simples de reciclagem de matéria orgânica, através do qual são depositados no compostor restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando os resíduos biodegradáveis em fertilizante natural, rico em nutrientes a que se chama composto. O composto pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.

Esta é mais uma iniciativa da autarquia que visa incentivar a população a fazer a separação e valorização dos seus resíduos orgânicos, permite diminuir os resíduos urbanos encaminhados para o Aterro Sanitário e promover a utilização de um fertilizante natural benéfico para as plantas e para o ambiente.

Este projeto contempla a distribuição gratuita de compostores e o adequado esclarecimento do processo de compostagem através de ações de formação. Os interessados poderão efetuar a sua inscrição junto do Balcão Único da Câmara Municipal até ao dia 14 de dezembro.