Câmara instala oleões para recolha de óleos alimentares usados

oleaoNo âmbito da política de proteção ambiental, a autarquia de Mondim de Basto tem vindo a instalar, um pouco por todo o concelho, contentores para deposição de materiais diversos que terão como fim a reciclagem.

Os óleos alimentares usados constituem um flagelo ambiental quando eliminados através dos esgotos urbanos. Provocam problemas nos sistemas de drenagem, dificultando e encarecendo o trabalho das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Estes óleos domésticos podem ser valorizados em produtos como biodiesel e sabão, mas para isso é essencial proceder-se à sua recolha seletiva e encaminhamento para destinos adequados.

Os Mondinenses têm agora, ao seu dispor, os meios necessários para contribuírem para um ambiente melhor.

Para Humberto Cerqueira, “neste mandato a autarquia tem vindo, de forma consistente, a implementar medidas para a promoção de comportamentos ambientalmente amigáveis. Ainda recentemente foram instalados contentores enterrados para recolha seletiva, além de contentores para recolha de velas e círios junto do cemitério municipal de Mondim de Basto.”

Com estes novos equipamentos pretendemos dar um passo importante em termos de política ambiental.