Câmara de Mondim exige Viatura de Emergência Médica para o concelho

camaraO Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto deslocou-se ontem, dia 19 de novembro, ao Ministério da Saúde, com o objetivo de reivindicar a instalação de uma Viatura de Emergência no concelho (Posto de Emergência Médica - PEM).

O concelho de Mondim de Basto e a sua população continuam a sentir-se descriminados no acesso aos cuidados de saúde e anseiam por melhores condições. O concelho tem deficiente cobertura na rede de emergência médica e não está dotado de nenhuma viatura específica para o efeito.

Os concelhos vizinhos de Celorico e Cabeceiras de Basto dispõem de Serviço de Atendimento Permanente e de uma ambulância do INEM.

Por sua vez, o Centro de Saúde de Mondim funciona apenas, nos dias úteis, das 09:00h às 18:00h e ao fim de semana e feriados, das 09:00h às 16:00 horas, não assegurando, assim, um atendimento permanente à população.

Mondim é um dos 69 concelhos do país que não têm PEM. Mas, Humberto Cerqueira saiu da audiência com a garantia de que, sendo Mondim de Basto um concelho prioritário, estão criadas as condições para que em 2013 nele seja instalado o PEM.

O Presidente da Câmara Municipal continua empenhado na melhoria das condições de saúde no concelho de Mondim de Basto.