Seminário “Acessibilidade para todos – design for all” em Mondim de Basto

seminario acessibilidade 2012A Câmara Municipal de Mondim de Basto e a empresa Proasolutions, promoveram nos dias 12 e 13 de novembro, o Seminário “Acessibilidade para todos – design for all”, que resultou da operacionalização do programa RAMPA no concelho.

Dirigido a um público-alvo específico, de técnicos e entidades com participação ativa na generalização dos conceitos de acessibilidade, o seminário cumpriu os objetivos gerais de transmissão de princípios, estratégias e metodologias de promoção da acessibilidade, que facilitarão o cumprimento sistemático das normas e direitos constitucionais.

Na sua intervenção, o Presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, salientou a importância e a emergência do tema da acessibilidade para todos, na sua vertente mais universal e multidisciplinar e destacou o contributo destes conceitos para o desenvolvimento de obras municipais, nomeadamente no caso do Projeto de Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e do Centro da Vila. São exemplos da incorporação dos conceitos de acessibilidade as marcações com relevo para invisuais junto às passadeiras, os contentores enterrados para acesso a todos e o nivelamento dos passeios com as galerias comerciais, tornando-os acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

Deste seminário saiu reforçada a ideia de que a melhoria da acessibilidade – como garantia da igualdade de oportunidades, de uma vida independente e da acessibilidade universal - depende de uma intervenção integrada dos munícipes, das instituições e das empresas públicas e privadas que intervêm num determinado território.