Autarquia candidata Aldeia de Atei ao projeto Aldeias de Portugal

atei aldeias portugalA Câmara Municipal de Mondim de Basto apresentou, recentemente, junto da Associação de Turismo de Aldeia, a candidatura da aldeia de Atei para integrar a marca “Aldeias de Portugal”.

“Aldeias de Portugal” é um título que visa a potenciação do turismo no espaço rural e o aumento das taxas de ocupação, a fixação e rejuvenescimento das populações rurais, a valorização e intercâmbio cultural, a recuperação e promoção do património cultural local e a construção de uma rede europeia de alojamento em turismo de aldeia.

A autarquia de Mondim considera que a aldeia de Atei, quer pelas características naturais que apresenta, quer pela sua valorização resultante de algumas intervenções realizadas, reúne os requisitos necessários para ser classificada como um produto de excelência para integrar a marca “Aldeias de Portugal”, e aguarda agora um parecer positivo por parte da entidade avaliadora.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, esta candidatura expressa a intenção da autarquia de ver salvaguardo e rentabilizado o património e os recursos endógenos do concelho. “A freguesia de Atei tem características para integrar este projeto. É o primeiro passo para, posteriormente, desenvolver um plano de salvaguarda que qualifique o território e o valorize enquanto elemento turístico”.