Vila de Mondim de Basto com nova sinalética e mobiliário urbano

nova sinaleticaA Vila de Mondim de Basto está a ser dotada com nova sinalização direcional - rodoviária, institucional e turística - e mobiliário urbano, duas empreitadas que vêm complementar as intervenções efetuadas no âmbito do projeto de Regeneração Urbana da Vila e do Núcleo Histórico.

Por toda a Vila estão a ser implantadas placas de sinalização informativa direcional, com indicações institucionais e turísticas; sinais de direção na saída das interseções mais importantes com indicação do sentido das localidades mais próximas e painéis de pré-sinalização na aproximação às interseções, com informação do tipo de entroncamento e indicação das localidades e freguesias mais próximas.

A nova sinalização visa complementar e informar a circulação e a segurança rodoviária da Vila, bem como corrigir algumas posturas municipais referentes ao estacionamento, à distribuição do tráfego e à sua restrição ou condicionamento.

No domínio do mobiliário urbano, a par do mobiliário clássico, como bancos, papeleiras e floreiras, estão previstos equipamentos de reforço da lógica de mobilidade e marcação dos passeios – os parqueadores de bicicletas e os dissuasores de tráfego -; equipamentos decorativos, como vasos e o revestimento de caixas elétricas; elementos de exceção, no caso dos abrigos de passageiros e mupies e candeeiros de iluminação pública.

Relativamente a estes novos equipamentos, privilegiou-se a criação própria para o município, que vem reforçar a identidade e a funcionalidade dos espaços urbanos.
A instalação da sinalética institucional, turística e mobiliário urbano, representa para a autarquia de Mondim de Basto, um investimento de cerca de 165 mil euros, comparticipados a 80% pelo QREN.