Câmara apoia a aquisição de livros e material escolar às crianças do 1º ciclo

cheques escolaresA autarquia atribuiu, pelo terceiro ano consecutivo, vales para aquisição de livros e material escolar às crianças do 1º ciclo do ensino básico.
Uma medida que este ano abrange 171 famílias do concelho, que cumprem os critérios definidos para a atribuição de ajuda, nomeadamente, os agregados familiares integrados no primeiro e no segundo escalões definidos pelos serviços do Instituto da Segurança Social.

Como explicou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, a educação é um setor prioritário para a autarquia. “Investimos mais de meio milhão de euros nesta área para garantir uma aprendizagem de qualidade a todos os alunos do concelho. Apesar da obrigatoriedade de aplicação da Lei dos Compromissos, a autarquia conseguiu assim reunir todas as condições necessárias para o arranque do ano letivo. Nos últimos meses temos feito um esforço para assegurar as despesas que consideramos essenciais. Não podemos deixar de assegurar as despesas com a educação das nossas crianças. ”

Para o arranque deste ano letivo, a autarquia considera estarem reunidas as condições adequadas ao ensino e à permanência na escola a tempo inteiro. Aos alunos do 1º ciclo é assegurado o transporte escolar – a autarquia dispõe de três autocarros novos, adquiridos em 2010), com vigilantes e motoristas credenciados, o serviço de refeições e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), com o ensino do inglês, atividades desportivas e atividades lúdico-expressivas.

A “Componente de Apoio à Família” é outro serviço prestado pela autarquia, que garante às famílias a ocupação dos seus filhos antes e após as atividades letivas, bem como nas interrupções escolares.