Feira do Emigrante dinamiza o comércio local
A Câmara Municipal de Mondim de Basto organizou, no passado dia 16 de agosto, uma Feira especialmente dedicada aos emigrantes do concelho, que por esta altura gozam o seu período de férias e visitam as suas localidades.
No concelho de Mondim há apenas duas feiras mensais, todos os dias 2 e 22 de cada mês. No entanto, este mês aproveitando a presença de centenas de emigrantes no concelho, a Câmara Municipal decidiu autorizar, excecionalmente, a realização de mais uma feira.
A vila de Mondim de Basto encheu-se de comerciantes e de mondinenses que aproveitaram a Feira do Emigrante para ultimarem os preparativos para o regresso às longínquas terras de acolhimento.
Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “esta feira constituiu mais um impulso e uma nova oportunidade de negócio para os comerciantes locais. Nos dias de feira, o comércio enche-se de gente, sobretudo a restauração”.
A autarquia aproveitou esta oportunidade para divulgar os serviços do Gabinete de Apoio ao Emigrante, que funciona na Câmara Municipal e que presta um serviço gratuito ao emigrante, residente ou não em Portugal, bem como aos seus familiares, apoiando-os no regresso e reinserção no país e na resolução de problemas que frequentemente surgem.