Obra do Nó do Valinho foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Administração Local

inauguracao No ValinhoO Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, e o Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Simões Júlio, inauguraram no passado dia 25 de julho a recém-concluída obra do Nó do Valinho.

A correção rodoviária do Nó do Valinho era uma obra muito desejada pelos Mondinenses que tinham grandes dificuldades em aceder à parte alta do concelho, devido à existência de um grave estrangulamento rodoviário no acesso ao centro urbano, cujo traçado e reduzido perfil transversal impediam o cruzamento de viaturas de transportes públicos com trânsito de passageiros.

Para Humberto Cerqueira, “esta obra vai melhorar muito as condições de segurança e acessibilidades ao concelho. Juntamente com as obras de regeneração urbana, vai valorizar a qualidade do espaço urbano”.

A solução para esta situação passou pela construção de uma via alternativa, que possibilita agora o acesso à rotunda por sentido único e em segurança.

A beneficiação deste local permitiu ainda a criação de diversos lugares de estacionamento, a reorganização dos espaços de utilização pedonal, a instalação de uma nova rede de iluminação pública e sinalização rodoviária.

Esta obra insere-se num conjunto de ações de beneficiação de espaços públicos que o município tem vindo a desenvolver um pouco por todo o concelho, representou um investimento de €199.651,37 e foi comparticipada em 85% pelo QREN.