Câmara disponibiliza na fatura da água informação sobre sistema de recolha de lixo

RECIBO-RESIDUOSÀ semelhança do que aconteceu no início do ano com o serviço de abastecimento de água, a Câmara Municipal está agora a utilizar o envio da fatura da água para informar os munícipes dos custos inerentes ao serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos.

No verso da fatura são apresentadas as tarifas que entraram em vigor em janeiro de 2012 bem como a quantidade de resíduos produzida e recolhida no concelho, no ano de 2011. O custo real do serviço é apresentado a partir de uma análise comparativa dos custos suportados pelo Município e das receitas auferidas em 2011.

Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara, explica que é necessária a contribuição de todos os munícipes para a sustentabilidade deste serviço. “Pretendemos um maior envolvimento da população na gestão da autarquia e por isso estamos a sensibilizá-la para a necessidade de redução da despesa, para que tenhamos um serviço sustentável e com mais qualidade. A regra é simples: quanto menos lixo produzimos menor é o custo deste serviço”.

Na mesma informação enviada aos Mondinenses, a Câmara apresenta alguns conselhos para uma eficaz redução dos custos, apelando à utilização correta dos contentores, através da separação e da reciclagem do lixo, e o incentivo à compostagem.