Balcão Único completa um ano de funcionamento

balcao unico ano1Mondim de Basto aderiu ao programa Simplex Autárquico em setembro de 2010.
O Balcão Único de Atendimento entrou em funcionamento em maio de 2011, tendo como objetivo a centralização num único ponto de todo o atendimento da autarquia.
No período de 2 de maio de 2011 a 2 de maio de 2012 foram atendidas no Balcão Único 10 295 pessoas.

A implementação do Balcão Único significou a melhoria do atendimento presencial na Câmara Municipal, com a centralização do atendimento nas proximidades da Tesouraria, num espaço único e renovado, o que proporcionou aos munícipes maior facilidade e comodidade de acesso aos diferentes serviços.

Com o Balcão Único foi também implementado o sistema de gestão de filas que permite que o atendimento seja feito de forma organizada, dando também, aos seus utilizadores, a possibilidade de analisar os tempos de espera.

Para o Presidente da Autarquia, Humberto Cerqueira, o sucesso deste serviço passa também pelo empenho e compromisso que os técnicos de atendimento depositam nas suas funções. Ciente da sua importância, a Câmara Municipal proporcionou aos seus funcionários Formação Profissional.

A questão da satisfação dos munícipes é outro fator que a Câmara Municipal tem em consideração. Neste momento está a ser disponibilizado um inquérito de satisfação junto dos munícipes que se deslocam ao Balcão Único, a fim de identificar as suas necessidades e sugestões. Pretende-se que as opiniões recolhidas sejam um contributo para a melhoria dos serviços prestados pela Autarquia.

Depois da implementação do Balcão Único, o Município tem vindo a alargar os seus serviços, disponibilizando toda a informação sobre os diversos serviços prestados pelo Balcão Único e respetivos formulários para impressão, no site da Câmara Municipal.

Como explica o Presidente da Câmara, “o munícipe pode assim procurar, na comodidade da sua casa, toda a informação necessária para a realização de um serviço, como por exemplo os documentos instrutórios, a legislação aplicável, os custos, evitando uma deslocação às instalações da Câmara Municipal apenas para obter informações”.

Recorde-se que, segundo dados recentemente publicados, Mondim de Basto é das câmaras do país com melhor desempenho na modernização administrativa.