Câmara vai reduzir custos com iluminação pública: cerca de 20% dos postes vão ser desligados definitivamente

A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai reduzir em cerca de 20% os custos com a iluminação pública.
Após o levantamento de todos os postes de iluminação pública existentes no concelho, realizado pelos serviços técnicos da câmara, vai proceder-se ao desligar definitivo de cerca de 20% dos postes em todo o concelho.

Nas zonas rurais serão desligados os postes em locais sem habitações, bem como em ruas e estradas com traçado retilíneo e com boa visibilidade. Na área urbana da vila serão desligados metade dos postes, a partir de uma determinada hora.

A autarquia gasta anualmente cerca de 150 000 euros com a iluminação pública. A subida do IVA de 6 para 23% irá custar à câmara mais 25 000 euros por ano, no custo da iluminação pública.

Como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “a subida do IVA e a necessidade de reduzir as despesas obrigou as câmaras a tomar esta medida. Muitos municípios optaram por desligar a iluminação durante o período noturno. Nós optamos por desligar apenas as lâmpadas menos necessárias, garantindo às populações a iluminação durante a noite. Este trabalho inovador de identificação dos postes através de georreferenciação foi demorado, mas permite atingir o objetivo de redução da fatura mensal, sem pôr em causa a segurança das pessoas.

Outras medidas estão a ser tomadas pela câmara municipal para a redução dos custos, nomeadamente, a exigência à EDP para a instalação de relógios astronómicos com ajuste diário ao nascer e por do sol, evitando gastos desnecessários.

A câmara municipal apresentou também uma candidatura para eficiência energética e melhoria da iluminação pública, que aguarda aprovação pelo QREN.

O objetivo destas medidas é, futuramente, atingir uma redução de 30 a 40% na iluminação pública, sem nunca descurar a segurança das populações.