Autarquia de Mondim reduziu significativamente o prazo de pagamento a fornecedores

camaraMondim está no "Top Ten" das autarquias que obtiveram uma redução mais significativa do prazo de pagamento a fornecedores. Em 2009 a autarquia mondinense demorava 431 dias a pagar aos fornecedores, tendo, em dezembro de 2011, reduzido esse prazo em 74%, passando a demorar, em média, 112 dias.

Segundo dados da Direção Geral das Autarquias Locais, entre 308 câmaras, mais de uma centena, conseguiram baixar o prazo médio de pagamento a fornecedores. Dessas, 85 câmaras conseguiram uma redução desse prazo superior a 50%.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, este dado, somado à redução de 12% da dívida em 2011, vem demonstrar que a política de rigor, gastando apenas aquilo que é necessário, reduzindo as despesas com pessoal, reduzindo as despesas de funcionamento, é o caminho certo para o equilíbrio orçamental da câmara. Apesar dos últimos indicadores serem muito positivos e das medidas tomadas por este executivo, a dimensão da dívida herdada em 2009, de quase 20 milhões de euros, não permite resolver este problema apenas num mandato.

No entanto, a aplicação da recente Lei dos Compromissos e Fundos Disponíveis de fevereiro de 2012, está a criar muitas dificuldades na gestão diária da autarquia, como acontece na generalidade das câmaras do país, merecendo até uma forte contestação por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses. O executivo está a fazer todos os esforços para assegurar, pelo menos, as despesas prioritárias com a educação e a área social. Apesar deste esforço, poderão estar em causa algumas medidas, que o executivo, com esta lei, se poderá ver impedido de concretizar.