Obras de regeneração urbana permitem a instalação da rede de fibra ótica

fibra oticaNo âmbito das obras de regeneração urbana da Vila, foi estabelecida uma parceria entre o Município e a Portugal Telecom que prevê as atuais obras de ampliação e melhoramento da rede de telecomunicações existente.

Posteriormente, no cumprimento do programa das Redes de Nova Geração (RNG), que pretende levar a fibra ótica a 139 concelhos do interior do País, surgiu a necessidade da DSTelecom (DST) instalar infraestruturas subterrâneas para acesso a esta rede intermunicipal de fibra ótica.

No sentido de evitar a abertura de novas valas nas obras já concluídas, têm sido já instaladas em obra e ao mesmo tempo, as condutas e cabos necessários às duas empreitadas: a ampliação da rede de telecomunicações e a instalação do cabo de fibra ótica.

Ao mesmo tempo, com a implantação e expansão destas duas redes, tem sido cativada, sempre que possível, tubagem específica para uma terceira rede municipal, fechada, que pretende ligar digitalmente os diversos edifícios municipais existentes na Vila.

O objetivo das RNG passa por dotar o País com redes de comunicações mais avançadas, particularmente aqueles concelhos que registam uma baixa densidade populacional, com serviços mais inovadores e em modalidades que permitam o acesso por parte das famílias e das empresas, que favoreçam investimentos e ajudem a combater a info-exclusão.

Em Mondim de Basto este programa vai, numa primeira fase, permitir a cobertura das necessidades de 50% da população local, prevendo-se que entre em funcionamento já no próximo ano de 2013.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, “as novas redes que estão a ser instaladas são uma poderosa ferramenta de comunicação, que vão melhorar a qualidade de vida dos Mondinenses que, por viverem no interior do país, têm estado mais afastados do acesso ao desenvolvimento tecnológico.” Explica ainda que “estamos a aproveitar as obras de regeneração urbana para substituir muitas estruturas, como o abastecimento de água, rede de águas pluviais, eletricidade e comunicações. A regeneração urbana é muito mais do que uma simples substituição de pavimentos.”