Câmara de Mondim reduz endividamento em 12% e deixa de estar em situação de incumprimento

orcamento2012-800O endividamento líquido da câmara de Mondim apurado em 2011 é inferior ao verificado em 2010 em 2.400.000 euros, o que equivale a uma diminuição de 12%.

Com estes dados o município deixou de estar na situação de incumprimento que se encontrava desde 2008, deixando assim de sofrer o corte mensal de 10% de retenção nas transferências do estado. De acordo com a lei o município deveria reduzir no mínimo 10% do excesso de endividamento, equivalente a 1 182 000 euros e conseguiu reduzir 2 400 000 euros o que corresponde a uma redução de 21% do excesso de endividamento face ao ano anterior.

As contas do ano de 2011 demonstram ainda mais resultados positivos para o equilíbrio das contas. Uma diminuição das despesas com pessoal. A diminuição do prazo médio de pagamento que passou de 431dias em 2010 para 131 dias em 2011. A dívida de curto prazo a fornecedores registou uma diminuição de 60% face ao ano anterior.

Estes resultados constam do relatório de gestão e prestação de contas aprovados no dia 16 de Abril em reunião de câmara.

Para Humberto Cerqueira, Presidente da autarquia estes resultados demonstram que o caminho de rigor nas contas e a diminuição das despesas, é o caminho certo com vista ao objetivo que se pretende atingir de consolidação orçamental. "É a primeira vez desde há vários anos que o endividamento da autarquia regista uma descida. O esforço será mantido até atingirmos o equilíbrio orçamental. Para conseguirmos estes resultados foi necessário tomar medidas corajosas”.

Salientou que esta redução do endividamento foi conseguida num quadro de diminuição das receitas da autarquia. As transferências do estado nos últimos anos diminuíram cerca de um terço. Apesar disso conseguimos reduzir a dívida fazendo obra. Estão a decorrer obras no concelho no valor aproximado de 3 000 000 euros.” Não é fácil reduzir a dívida e ao mesmo tempo fazer obra. Mas conseguimos atingir este objectivo”.

O total da dívida da câmara passou de 19 914245 apurados em 2010 para 17 840 388 em 31de Dezembro de 2011.