Câmara instala novos ecopontos para resíduos sólidos urbanos

ecopontos novosNa sequência dos trabalhos de regeneração urbana que estão a ser desenvolvidos na Vila de Mondim de Basto, a Câmara Municipal está a instalar um novo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Este sistema resulta de uma candidatura aprovada pelo QREN no valor de 164 000 € e foi comparticipada em 80%.

Trata-se, essencialmente, da substituição de alguns dos atuais ecopontos e pilhões por novos meios de deposição, bem como do aumento do número de locais de recolha, não contemplados na atual rede.

Neste domínio da recolha de resíduos sólidos urbanos a autarquia pretende fortalecer a seletividade, valorização e reciclagem dos lixos produzidos no aglomerado urbano da Vila, ao mesmo tempo que reduz o impacto visual dos novos equipamentos e melhora a eficácia do seu funcionamento.

Assim, os ecopontos atualmente existentes estão a ser substituídos por ecopontos subterrâneos, que permitem um acesso generalizado às várias faixas etárias e condições físicas de todos os utilizadores.

A capacidade dos contentores subterrâneos foi dimensionada no seguimento da capacidade dos ecopontos de superfície atualmente existentes, que se tem revelado suficiente para suprir a produção e deposição do material valorizável, mediante as recolhas periódicas definidas para a área de intervenção.

Em situação de substituição estão os ecopontos da Avenida da Igreja, Avenida dos Bombeiros, Av. José de Alpoim, Av. Dr. Augusto Brito, Urbanização da Recta de Pena e junto à Escola EB2,3/S.

A novidade é a instalação de ecopontos nas imediações do Jardim de Infância e Centro Escolar - Recta de Pena, na Av. da Igreja (Junto à rotunda do Parque Florestal), no Largo do Souto e na Av. Ernesto Carvalho Branco.

Para Humberto Cerqueira, Presidente da Câmara, estes novos equipamentos vão melhorar a paisagem urbana da vila e as condições de recolha do lixo.