Tradições e produtos regionais em destaque nas Festas do Concelho

CARTAZ-FESTAS-CONCELHO-800A Câmara Municipal de Mondim de Basto, preparou para este ano um cartaz para as Festas do Concelho onde as tradicionais Noite da Vitela Maronesa e dos Romeiros serão o centro de todas as atenções.

A autarquia assume assim, de forma inequívoca, a sua estratégia de promoção das tradições e produtos regionais, com enorme potencial para afirmar o nosso concelho de forma distinta. Simultaneamente, e no caso concreto da promoção dos produtos – carne maronesa e vinhos verdes – trata-se de aproveitar uma oportunidade com uma visibilidade sem paralelo no concelho, para dar a conhecer e a provar estes produtos de excelência, com enorme significado para a economia rural do nosso concelho.

Este é aliás um caminho já percorrido no ano anterior, em que a autarquia cortou em grande medida com o formato das festas dos anos anteriores, conseguindo "juntar o útil ao agradável", dando visibilidade ao que é nosso e reduzindo em mais de 60% os custos com as festividades: de 80Mil Euros em 2009 passou para 34Mil Euros em 2010. Para 2011 o orçamento das festas aponta para apenas para os 15Mil Euros. Em tempo de crise, é possível "fazer mais com menos".

Esta enorme redução face a anos anteriores, só é possível com o corte de iniciativas considerados não essências para o espírito que se pretende promover, mas também, com o envolvimento de todas as associações do concelho que se associam ao evento, assumindo um papel relevante na decoração das ruas, animação e dinamização das noites tradicionais. Tal como em 2010, no cartaz das festas não aparece nenhum artista, sendo a animação de rua realizada pelas associações locais.

Para o actual executivo, as Festas do Concelho, são também uma amostra do muito trabalho que teremos que desenvolver. Será necessário descobrir todos os dias os gastos dispensáveis direccionando o nosso esforço para o essencial, nas Festas em concreto, a promoção de tudo o que nos distingue, capaz de atrair até ao concelho todos quantos procuram experiências únicas. Para esse trabalho, contamos com o esforço de todos, o que neste caso, se revela no contributo das associações e de toda a população.

Tudo isto, em duas noites únicas, de muita animação, como se exige numa verdadeira festa típica e genuína.