Câmara de Mondim apontada como exemplo na redução das despesas - Presidente da Câmara convidado para programa da TVI

1-programa-tvi-200x150 O Presidente da Câmara de Mondim, Humberto Cerqueira, foi convidado pela estação de televisão TVI para uma entrevista no programa Portugal Português onde o tema em debate foi os planos de contenção das autarquias.

Apontada como um exemplo na contenção das despesas da autarquia, o Presidente da câmara explicou quais os cortes que efectuou na despesa da autarquia para fazer face à grave situação financeira que encontrou.

Recorde-se que mesmo antes da crise o município de Mondim reduziu os custos com as despesas da autarquia, nomeadamente em telemóveis, contratos de prestação de serviços que foram revistos de forma a obter redução de custos, como por exemplo o contrato com a empresa que organiza a Volta a Portugal. Nas despesas correntes estão também previstas reduções nos custos com energia, através da instalação de energias renováveis em alguns edifícios.

A câmara prevê igualmente uma redução na despesa com transportes através da renovação e redução do parque automóvel. Foi significativa ainda a redução de custos com a iluminação de Natal (Redução de 70%) e com as Festas do Concelho (redução de 50%): a câmara tem realizado uma programação cultural com custos reduzidos. Está prevista no orçamento para 2011 uma redução de 15% nas transferências para as associações e clubes de futebol.

Na entrevista o Presidente, referiu a redução nas despesas com pessoal. Recorde-se que a câmara de Mondim não admitiu nenhum funcionário desde a tomada de posse, tendo anulado quatro concursos que estavam a decorrer à data da tomada de posse.

Com cerca de 170 funcionários, 31 dos quais são técnicos superiores, e para reduzir ainda mais as despesas com pessoal, que representam uma fatia significativa das despesas da autarquia, Humberto Cerqueira assegurou que não pretende admitir funcionários na autarquia até ao final do presente mandato.