Programa Rampa garante Soluções Integradas de Acessibilidade para o Município

camara_municipalO Município de Mondim de Basto viu recentemente aprovada a candidatura apresentada ao Programa Rampa, destinada à elaboração de um estudo de Soluções Integradas de Acessibilidade para o Município.
Os objectivos deste programa passam por pensar estrategicamente a Acessibilidade a nível municipal, evitar erros em novas intervenções no espaço público e corrigir progressivamente os problemas detectados na via pública, edifícios, transportes, comunicação e infoacessibilidade.

É também um desafio dirigido às entidades e agentes locais na procura de orientações e soluções para os projectos e obras, bem como para o desenvolvimento de uma consciência atenta aos problemas de acessibilidade, enquanto factores de exclusão social.

Para o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "este projecto pretende, contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes e, em especial, das pessoas com necessidades especiais, proporcionando-lhes uma utilização plena de todos os espaços públicos, dos transportes e das tecnologias de informação".

Um projecto que se cruza com a estratégia de renovação e modernização da estrutura de mobilidade da Vila, proposta pelo projecto "Regeneração Urbana do Núcleo Histórico e da Vila de Mondim de Basto", que visa dotá-la com maiores níveis de conforto e segurança, melhorar a qualidade visual da paisagem urbana e, sobretudo, a mobilidade viária e pedonal.

O programa de acções aprovado inclui um plano de acessibilidade da Vila; um plano de acessibilidade de vários edifícios e equipamentos públicos; a revisão dos projectos de Regeneração Urbana e um plano de acessibilidade e de comunicação. Os planos de infoacessibilidade e de formação em Acessibilidade dirigida a técnicos e população e a promoção da participação pública no âmbito de planos municipais de acessibilidade são ainda acções previstas.

Este projecto terá um prazo de execução de 13 meses, estando o seu arranque previsto para Fevereiro de 2011.