Dia Europeu sem Carros foi comemorado em Mondim de Basto

dia_sem_carros2Consciente de que a qualidade ambiental e de mobilidade sustentável nos centros urbanos assume cada vez maior importância na sociedade, o Município de Mondim de Basto comemorou, no dia 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros.

Este dia foi assinalado com diversas acções de sensibilização dirigidas para a população em geral e, particularmente, para a comunidade escolar, que ocuparam espaços públicos, geralmente destinados à circulação automóvel.

dia_sem_carros1Durante todo o dia, a Avenida Dr. Augusto Brito foi palco de actividades desportivas, campanhas de sensibilização, workshops e performances teatrais, onde foram descobertas perspectivas de mobilidade mais saudáveis, com recurso a meios de transporte não motorizados.

O presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, considera que o Dia Europeu Sem Carros tem relevância mesmo num meio mais pequeno como é o caso da Vila de Mondim, justificando essa posição pela "grande adesão que tivemos ao longo do dia".

Defende ainda a pertinência da iniciativa como um meio de alerta e "desenvolvimento de comportamentos futuros, especialmente nas crianças, para que aprendam a circular no espaço público".

Apesar de Mondim ser uma Vila sem problemas de trânsito, o Presidente da Autarquia considera existirem sempre situações que poderão ser melhoradas, adiantando que estas serão brevemente revistas, com o arranque das obras previstas no âmbito do Projecto de Regeneração Urbana para o Núcleo Histórico e Vila de Mondim de Basto.