1º Encontro de Tocadores de Concertinas foi um êxito

encontro_concertinas2O 1º Encontro de Tocadores de Concertinas que o Município de Mondim de Basto organizou no passado Domingo, dia 19 de Setembro, concentrou uma centena de tocadores e atraiu mais de 2 mil visitantes.

Este Encontro proporcionou uma tarde de animado convívio entre diferentes gerações, que partilham o gosto pela música e, particularmente, pelas concertinas.
Esta iniciativa do Pelouro da Educação, Desporto e Cultura da Câmara Municipal, insere-se num conjunto de eventos realizados ao longo do ano, que têm como objectivo a preservação dos valores locais ligados à cultura popular.

O Presidente da Câmara Municipal, Humberto Cerqueira, afirmou que "o sucesso deste 1º Encontro vem realçar a importância da concertina como elemento preponderante na tradição popular do concelho", facto que também é comprovado com a crescente procura deste instrumento por parte dos jovens que integram os grupos e associações locais.

encontro_concertinas1Depois do desfile dos participantes pelas ruas da Vila, o auditório da Zona Verde encheu-se de apreciadores que, visivelmente animados e participativos, assistiram às diversas actuações.

A encerrar o encontro, um lanche-convívio deu a conhecer aos visitantes os principais produtos típicos do concelho.