Iniciativa de reflorestação e prevenção para a Floresta avança em Mondim de Basto

conf_imprensa_florestasA Câmara Municipal de Mondim de Basto, a unidade hoteleira Água Hotels e o Parque Natural do Alvão estabeleceram, recentemente, uma parceria que visa criar condições para que, por um lado, o combate aos incêndios seja mais eficaz e, por outro, que a área florestal do concelho se torne turisticamente mais atractiva.
Esta medida surge após um período crítico, onde persistiram as altas temperaturas e o elevado risco de incêndio, e manifesta a preocupação quer das entidades públicas locais, quer das privadas em defender o património florestal do concelho.

Como referiu o presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, Mondim de Basto é um concelho com uma extensa área florestal, cuja manutenção exige esforços e despesas avultadas, que serão mais fáceis de suportar com parcerias deste género. Referiu ainda que a prevenção das florestas é um esforço colectivo que exige a cooperação entre várias entidades.

Adriano Martins, administrador do Água Hotels, explicou que as questões da sustentabilidade ecológica, são uma preocupação constante do grupo e, por isso, a aposta neste projecto é um pequeno gesto que deveria ser seguido por outras organizações.

Concretamente no que diz respeito a esta iniciativa de reflorestação e prevenção, os trabalhos de identificação dos problemas existentes, arrancarão no início do próximo mês de Outubro e serão apoiados pelos técnicos da autarquia e do Parque Natural do Alvão. A unidade hoteleira Água Hotels colocará em marcha uma campanha que visa criar uma verba para reflorestação da área das Fisgas de Ermelo, com espécies mais resistentes e que retardem a propagação dos incêndios.

plantacaoNum gesto simbólico de apoio e sensibilização para esta causa, a apresentadora de televisão Cláudia Vieira que se mostrou também disponível para colaborar com estas entidades no desenvolvimento deste plano, acompanhou Humberto Cerqueira e Adriano Martins numa acção de plantação de árvores.