Autarquia de Mondim de Basto preocupada com falta de médicos no Concelho, exige do Ministério da Saúde uma rápida resposta para o problema

Centro_saudeAtenta às questões dos cuidados de saúde no Concelho, a autarquia de Mondim de Basto manifesta-se preocupada com o horário de funcionamento do Centro de Saúde.
Pelo Presidente da Câmara, foram solicitadas informações à Administração Regional de Saúde do Norte, sobre o reduzido horário de funcionamento do Centro de Saúde de Mondim de Basto, desajustado face às necessidades da população. Foi também manifestada a preocupação, com as más condições das extensões de Saúde de Atei, Bilhó e Ermelo.

Face à gravidade da situação, foi solicitada uma audiência com o Secretário de Estado da Saúde. Servirá a audiência para exigir melhores condições, nomeadamente no que respeita à emergência médica, mas também para dar conta da disponibilidade da autarquia para, em cooperação com o Ministério da Saúde, estudar incentivos à fixação de médicos no Concelho, nomeadamente no que respeita ao alojamento.

Ainda na Saúde, está a autarquia a aguardar a assinatura do protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte, para a implementação de uma Unidade Móvel de Saúde no Concelho. Com esta unidade móvel, pretende a autarquia satisfazer as necessidades da população idosa, em particular, os que vivem nas aldeias mais distantes da sede do Concelho.

É portanto com grande preocupação, expectativa e com total disponibilidade para cooperar, que a autarquia pretende garantir para o concelho, mais e melhores condições de Saúde, que vão desde melhoria da resposta a emergências médicas, à prevenção, que em nosso entender, passa pela colocação no terreno da Unidade Móvel de Saúde.