Câmara Municipal adere ao programa Simplex Autárquico

camara_municipalA Câmara Municipal de Mondim de Basto tem vindo a desenvolver medidas de simplificação dos serviços prestados aos munícipes, que têm permitido, por um lado, uma maior partilha da informação municipal e, por outro, aumentar a transparência e a participação cívica nas actividades da autarquia.
A recente adesão ao programa Simplex Autárquico é disso exemplo. Este programa assenta no princípio de cooperação entre os Municípios aderentes e os organismos da Administração Central, tendo em vista melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às empresas.

O Programa Simplex é uma medida da Secretaria de Estado da Modernização Administrativa, que visa a simplificação dos procedimentos na administração autárquica.

As medidas de simplificação adoptadas pelo Município de Mondim de Basto são abrangentes e passam pela disponibilização de formulários, de regulamentos, das deliberações municipais e do Plano Director Municipal on-line, o que vai permitir ao munícipe aceder a diversos serviços via internet, evitando assim deslocações aos serviços da autarquia; até à criação do Balcão Único de Atendimento que vai concentrar num único local todo o atendimento municipal.

Tal como explica o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "esta medida, pretende garantir aos nossos munícipes um serviço eficiente e que melhor satisfaça as suas expectativas, num ambiente agradável e num espaço moderno e atractivo".

Motivar a intervenção activa dos munícipes na comunicação de sugestões, de problemas da autarquia e da sua satisfação face aos serviços prestados, é outra das garantias do programa adoptado. Recordamos que o primeiro passo nesse sentido foi a adesão à medida "A Minha Rua", já disponível no site da Câmara.