Autarquia divulga apoios aos clubes

ESTADIO-SMALNuma altura em que se inicia mais uma época desportiva, a Câmara Municipal de Mondim de Basto, deseja a todos os clubes do concelho, uma época cheia de bons resultados competitivos, bem como na formação desportiva dos nossos jovens.

Por reconhecer o serviço prestado pelas associações à comunidade, a autarquia entende, que deve continuar a apoiar as associações dentro das suas possibilidades.

Durante o ano de 2010, os subsídios aos clubes de futebol, foram distribuídos da seguinte forma: 40 mil euros para o Mondinense FC, 22,5 mil euros ao Atei FC, 18,5 mil euros ao Vilarinho FC e 10 mil euros ao FC Mondim de Basto que disputa o campeonato de futsal. A autarquia assumiu ainda directamente, uma despesa aproximada de 12 mil euros com energia eléctrica dos campos de jogos. A estes valores soma os 8 mil quilómetros de transporte, e ainda os 650 mil euros em melhoria das infra-estruturas, com a requalificação do Estádio Municipal, a manutenção do novo relvado e a iluminação do Campo de Jogos do Vilarinho FC.

O esforço da autarquia durante o corrente ano, contabiliza um valor aproximado de 760 mil euros, dos quais, 110 mil são subsídios de natureza corrente.

Limitado pela necessidade urgente de conter a despesa, o ano que se avizinha irá exigir da parte da autarquia um corte nas transferências, evitando se possível, que isso coloque em causa os meritórios serviços prestados pelas associações. A formação dos nossos jovens será a prioridade, e o regulamento de apoio ao associativismo desportivo o intrumento que irá distinguir o apoio ao futebol senior do futebol juvenil.

No seguimento do trabalho desenvolvido com todas as associações do Concelho, a autarquia estará sempre disponivel, para procurar soluções, que permitam conciliar a dinamização desportiva e cultural, com a oportunidade de gerar receitas para as associações. Em cooperação, estamos certos que conseguiremos ultrapassar da melhor forma, este momento exigente, de recuperação económica e financeira da autarquia.