Bilhó recebe o maior Concurso Pecuário da Raça Maronesa

concurso_pecuario_bilhoA Junta de Freguesia do Bilhó, em colaboração com a Câmara Municipal, o Parque Natural do Alvão e a Associação de Criadores do Maronês, realizaram, no passado dia 24 de Agosto, mais um concurso pecuário da raça maronesa, que este ano contou com a presença do Director Regional de Agricultura do Norte, Dr. António Ramalho.
O concurso, realizado sob a orientação e regulamentação da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e a Direcção Geral de Veterinária, é já considerado o mais importante e tradicional concurso de gado de toda a região, facto que se comprova, uma vez mais, pela forte adesão de concorrentes e apreciadores.

Do programa desta feira destaca-se a concentração do gado e as respectivas inscrições, a avaliação dos animais e a entrega de prémios, cuja totalidade foi integralmente patrocinada pela Câmara Municipal. Os prémios monetários atribuídos aos melhores classificados de cada secção, representaram um apoio superior a quatro mil euros, tendo sido ainda distribuídas 41 taças e um prémio de presença a cada animal não premiado, no valor de vinte e cinco euros.

À semelhança do que vem acontecendo com outras iniciativas – lembramos, a título de exemplo, o novo formato das Festas do Concelho - , a aposta neste tipo de eventos é encarada pela autarquia como uma forma de valorização das tradições locais e, neste caso particular, de uma raça autóctone que é um importante motor da economia local.