• Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
  • Cabeçalho Inicio
sessao_turismoA Câmara Municipal de Mondim de Basto, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, promoveram, no passado dia 11 de Agosto, uma sessão de apresentação do Gabinete de Apoio ao Investidor da Entidade de Turismo do Porto e Norte, que passará a trabalhar em estreita cooperação com o Gabinete de Planeamento e Investimento da Câmara Municipal.
O "Novo Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos" e o "Sistema de Apoios Financeiros para o Sector do Turismo e da Restauração", foram os temas priorizados pelos técnicos do Gabinete de Apoio ao Investidor da Entidade de Turismo do Porto e Norte, nesta sua primeira apresentação.
Tal como informou o Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira, "a nova legislação dita novas regras no mercado pelo que se pretende informar todos os visados para que o serviço de alojamento/restauração esteja legal".
O novo regime jurídico redefine os empreendimentos turísticos, reduzindo de 21 para 12 as tipologias e acabando com pensões, estalagens, albergarias e motéis que passam a ser caracterizados como "estabelecimentos hoteleiros" ou "alojamento local".
Uma nota que importa ressalvar é o facto dos empreendimentos turísticos disporem de um prazo para se reconverterem nas tipologias e categorias agora estabelecidas, que termina a 31 de Dezembro de 2010. Para tal, todos os interessados, designadamente os promotores de alojamento turístico no concelho, poderão contar com os serviços do Departamento de Urbanismo e do Gabinete de Planeamento e Investimento da Câmara Municipal, para orientação nos processos de instalação ou reconversão, de acordo com a nova lei.
Esta nova lei pretende ser um estímulo à qualificação da oferta, que para além das características físicas das instalações, incidirá na qualidade dos serviços prestados e passará a exigir a revisão periódica da classificação, como garantia de uma maior confiança no mercado.
Os técnicos da Turismo do Porto e Norte de Portugal aproveitaram ainda a oportunidade para apresentar os Sistemas de Incentivos Financeiros existentes ao nível do QREN, manifestando total disponibilidade para colaborar com a autarquia e com os empresários locais, em assuntos relacionados com o sector do Turismo.

DEST SERVICOS ONLINE

DEST SIG

DEST PDM 2 REVISAO

DEST ORCAMENTO PARTICIPATIVO

 

Agenda

DEST MAIS EVENTOS

Destaques

DEST CORONAVIRUS

DEST ASE LIVROS FICHAS

DEST LIVRO DOMINGOS OLIVEIRA

separador

DEST ALTERACAO SIMPLIFICADA PDM

separador

DEST PLANO DEFESA FLORESTA INCENDIOS

separador

DEST PROGRAMA VOLTAR

separador

DEST VESPA ASIATICA

separador

DEST PERIODO CRITICO

DEST CAMPANHA CONTRA INCENDIOS

separador

DEST APOIO ARRENDAMENTO URBANO

DEST CDM MEXA SE

DEST PART REDUCAO TARIFARIA

DEST HORARIOS TRANSDEV

 separador

DEST DIA DEFESA NACIONAL

separador

DEST CAMPANHA SENSIBILIZACAO

 separador

dest fatura eletronica agua

separador

DEST ARU
 separador

DEST PROJETOS COFINANCIADOS

separador

DEST ATAS REUNIOES CAMARA ASSEMBLEIA

DEST EDITAIS CONVOCATORIAS CAMARA ASSEMBLEIA

DEST ECONONIA EMPREGO

DEST 120ANOS RESTAURACAO CONCELHO