Festas do Concelho 2010: Personalidades e instituições mondinenses distinguidos no Dia do Município

homenagem_personalidadesO Dia do Município foi assinalado com uma Sessão Solene comemorativa nos Paços do Concelho, presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga.

O ponto alto das comemorações verificou-se com a entrega de medalhas honoríficas a cidadãos e representantes de instituições que, ao longo dos tempos, se têm distinguido e cujas obras têm dignificado o nome de Mondim de Basto.

Na Sessão Solene comemorativa do Dia do Município mereceram o reconhecimento do Município as seguintes individualidades e instituições do concelho: Fernando Carvalho Branco Pinto de Moura (Medalha de Honra do Município – Grau Ouro); Nuno Matos Palmeira (Medalha Municipal de Mérito); Marco Póvoa (Medalha Municipal de Mérito); Domingos de Oliveira (Medalha Municipal de Mérito); Mondinense Futebol Clube (Medalha Municipal de Bons Serviços); Abel Jales de Oliveira (Medalha Municipal de Serviço Público); António Teixeira Carvalho (Medalha Municipal de Serviço Público) e João Luís Sousa Martins (Medalha Municipal de Serviço Público).

Esta Sessão esteve integrada no programa das Festas do Concelho 2010, que este ano se apresentaram num formato mais tradicional, que motivou a participação massiva dos grupos e associações locais e onde foi dado especial destaque a dois produtos de excelência: o vinho verde e a carne maronesa. Este novo conceito permitiu ainda uma redução de 50% do orçamento, comparativamente ao ano anterior, cumprindo em pleno os objectivos de celebração e promoção.

Na mesma ocasião foi ainda inaugurado, pelo Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga, o Gabinete de Apoio ao Emigrante, que funciona nas instalações da Câmara Municipal e que se propõe informar os emigrantes sobre os seus direitos, contribuir para a resolução dos problemas apresentados e prestar um serviço eficiente, atencioso e humano.