Voluntariado Jovem para as Florestas: "Mondim sem Fogos depende de Todos"
Encontra-se a decorrer desde o dia 1 de Julho e até 15 de Setembro o programa de Voluntariado Jovem para as Florestas "Mondim sem Fogos depende de Todos".
Este programa surge na sequência de uma candidatura da autarquia junto do Instituto Português da Juventude (IPJ) que, este ano, destacou para o concelho de Mondim 28 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas tem como principais objectivos incentivar a participação dos jovens na preservação da natureza e da floresta e reduzir o flagelo dos incêndios através de acções de prevenção, nomeadamente pela sensibilização das populações para o risco de incêndio, pela vigilância, pela limpeza do lixo das áreas florestais, pela participação nos trabalhos de intervenção e registo de ocorrências.
Os voluntários seleccionados estão a ser apoiados com um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de participação no valor de 12€ e ainda equipamento indispensável ao desenvolvimento das suas funções.
O Programa de Voluntariado Jovem para as Florestas é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, sendo a entidade de gestão o Instituto Português da Juventude.