Festas do Concelho 2010

cartaz-festas do concelhoRealiza-se de 23 a 25 de Julho a edição de 2010 das Festas do Concelho de Mondim de Basto. Este ano, a Câmara Municipal apresenta as festas num novo formato, onde será dado especial destaque a dois produtos locais de excelência: o vinho verde e a carne maronesa.

Durante os três dias de animação, os grupos e associações locais serão responsáveis pela recriação de um arraial à moda antiga, onde não faltará a carne maronesa assada no espeto e as pipas com o vinho verde da região.

Na noite de 24 de Julho, os Romeiros desfilam pelas ruas da Vila, devidamente caracterizados com as suas merendas e modinhas, fazendo assim reviver as antigas Romarias de Santiago que se realizavam na noite de 24 para 25 de Julho, no Alto da Senhora da Graça. Fosse na subida, fosse no regresso a casa, os romeiros paravam para descansar e comer as suas merendas na vila, o que era pretexto para organizar um bailarico que durava a noite toda.

Para o dia 25 de Julho, feriado municipal, a Câmara Municipal reservou uma Sessão Solene de comemoração do Dia do Município, com entrega de medalhas a ilustres personalidades mondinenses. O Gabinete de Apoio ao Emigrante será inaugurado na mesma ocasião e contará com a presença do Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. António Braga.

A Missa cantada e a Procissão Solene do padroeiro S. Cristóvão, acompanhada pela Banda de Música Cabeceirense, completam o programa desta tarde. À noite, a animação estará a cargo do grupo "Galandum Galundaina" e dos Pauliteiros de Miranda, que encerrarão os festejos.