Câmara Municipal aposta em projectos de empreendedorismo social

protocolo_edp1A Câmara Municipal de Mondim de Basto formalizou, no passado dia 18 de Maio, com o Governo Civil de Vila Real e a Fundação EDP um protocolo de promoção do desenvolvimento local, que prevê a identificação de projectos de valor e transformação social e ambiental, no concelho.

Na sessão de assinatura o Senhor Governador Civil de Vila Real, Dr. Alexandre Chaves, teve oportunidade de explicar que "esta é uma proposta para a implementação da pesquisa Empreendedorismo Social + em 7 municípios piloto e pioneiros no distrito de Vila Real, no decorrer de 2010, um projecto que agrega e acrescenta valor social, económico e ambiental pelas parcerias que pressupõe, pela geração de conhecimento, pelo reconhecimento de agentes locais de transformação social e ambiental".

protocolo_edp2A aposta neste projecto possibilitará a identificação e partilha de melhores soluções para os problemas existentes; a obtenção de um sector social e ambiental mais dinâmicos, eficazes e vocacionados para o trabalho em parceria e a visibilidade da região de Trás os Montes associada a inovação, empreendedorismo e projectos de actuação social e ambiental exemplares.

Humberto Cerqueira explicou que o objectivo da autarquia é "apostar na capacidade empreendedora do nosso Município, das nossas gentes, especialmente dos recém-licenciados e aproveitar as inúmeras potencialidades locais, como verdadeiros motores de desenvolvimento".

Na mesma ocasião foi feita uma recepção ao grupo de alunas protocolo_edp3da escola EB 2,3/S que, com o projecto "Juventude+Activa", alcançaram o terceiro lugar no concurso promovido pela Fundação EDP.

A presidente da mini-empresa criada no âmbito do projecto escolar explicou tratar-se de "uma empresa de serviços que incluiu babysitting, acompanhamento de idosos, limpezas e até pagamentos".

O projecto decorreu nas áreas onde a EDP está a desenvolver empreendimentos hidroeléctricos e teve como objectivos aproximar as escolas do mundo empresarial, capacitar os jovens para entrarem no mercado de trabalho e promover o auto-emprego na região.