Câmara Municipal quer dinamizar a Zona Industrial

zona_industrialPor proposta do Presidente da Câmara foi deliberado, em reunião ordinária de 10 de Maio, exercer o direito de retorno sobre todos os lotes não construídos, da Zona Industrial de Mondim de Basto.

Localizada a cerca de 3 km do centro da vila, a zona industrial tem uma área de 77,740 m2 e está dotada com rede de água para consumo industrial, rede de saneamento básico, rede telefónica, iluminação pública, arruamentos, passeios e espaços de estacionamento.

É constituída por 44 lotes, estando até ao momento apenas ¼ dos lotes ocupados por várias actividades, entre elas os têxteis, a transformação de granitos, a comercialização de madeiras, alumínios e pneus, e 2 lotes em fase de construção.

"A construção da Zona Industrial foi um investimento municipal elevado que teve como objectivo promover o crescimento económico do concelho. Após a alienação dos lotes as entidades privadas deveriam, no prazo de um ano, apresentar à Câmara Municipal o projecto da unidade industrial a construir e a executar obras no prazo máximo de quatro anos", explicou Humberto Cerqueira.

Perante as inúmeras situações de incumprimento verificadas, a Câmara Municipal deliberou notificar os respectivos proprietários da intenção de exercer o direito de retorno dos lotes, tendo o Presidente da Câmara explicado que pretende "uma zona industrial que sirva realmente para a instalação de empresas e a criação de postos de trabalho, e não para negócios de especulação imobiliária".