Estão a avançar em várias localidades do concelho os trabalhos do projeto Condomínios de Aldeia, uma iniciativa integrada de gestão e valorização do território, financiada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com o apoio do Fundo Ambiental.
O projeto, com um valor total de investimento de aproximadamente 469 mil euros, tem como principal objetivo transformar a paisagem na envolvente das áreas florestais mais vulneráveis junto às aldeias, reforçando a proteção contra incêndios rurais, promovendo práticas de gestão sustentável dos combustíveis florestais e dinamizando a atividade agroflorestal local.
A intervenção abrange um conjunto de aldeias do concelho, incluindo Bobal, Bormela, Carrazedo, Carvalhais, São Cristóvão de Mondim de Basto, Paço, Pardelhas, Pedreira, Pisqueiredo, Travassos e Vila Chã, onde estão a decorrer ações de limpeza de matos, alteração de uso do solo e outras medidas de valorização ambiental.
As operações em curso incluem, entre outras, a eliminação de árvores junto aos aglomerados habitacionais, a beneficiação de pastagens e charcos, a plantação de espécies autóctones e a recuperação de elementos tradicionais da paisagem, como muros de pedra.
O investimento enquadra-se na componente de Resiliência e Florestas do PRR, e representa uma das maiores intervenções financiadas no concelho neste domínio.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, “através deste programa, o município pretende não só reduzir o risco associado aos incêndios florestais, mas também envolver as comunidades locais na gestão ativa do território, promovendo práticas agroflorestais sustentáveis e criando condições para uma maior segurança e qualidade de vida nas zonas rurais”.














