Cerimónia Apoios Incêndios 2025

Município de Mondim de Basto avança com “Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais”

No dia 26 de setembro de 2025, no Cineteatro Municipal de Sátão, decorreu a cerimónia de assinatura dos contratos-programa “Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto de Incêndios Rurais”, onde foram assinados contratos com 58 municípios no âmbito do Programa “Territórios Mais Resilientes”, na presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

Mondim de Basto é um dos 58 municípios abrangidos por este instrumento celebrado com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que se destina a:

  • Recuperação e tratamento da rede viária florestal;
    • Corte e processamento de resíduos florestais que comprometam infraestruturas ou a segurança;
    • Instalação de barreiras de resíduos florestais e sementeiras;
    • Obras de pequena dimensão em linhas de água temporárias;
    • Instalação de abrigos e comedouros para a fauna selvagem;
    • Reabilitação de açudes existentes e remoção de sedimentos nos leitos;
    • Construção de pequenas obras de correção torrencial.

Os contratos-programa vão financiar as medidas de estabilização de emergência e de restauro ecológico nas áreas mais severamente afetadas pelos incêndios rurais.

Este acordo resulta da colaboração entre o Fundo Ambi¬ental, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e prevê a atribuição de verbas destinadas à implementação de medidas de apoio urgente e de mitigação dos efeitos dos incêndios rurais nas áreas afetadas pelos incêndios de agosto.

O objetivo é financiar as medidas de estabilização de emergência e de restauro ecológico nas áreas mais severamente afetadas pelos incêndios rurais. Permitem ainda canalizar, de forma ágil, os apoios do Fundo Ambiental, em articulação com o ICNF, a APA e os municípios, para intervenções concretas de recuperação e prevenção de riscos.
Algumas das intervenções já estão em execução no terreno, outras terão início nas próximas semanas, e serão executadas através do Serviço Municipal de Proteção Civil em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Este Website usa cookies. Estamos a trabalhar no sentido manter o website em conformidade com a norma RGPD. Ao continuar aceita a utilização dos mesmos. Mais informações
obter mais informações sobre Boletim Municipal 14
obter mais informações sobre GABINETE APOIO EMIGRANTE LOGO
obter mais informações sobre Proteção Civil
Lotamento jovem
Compostagem

 

 
Visit
Favo das Artes
Casa de Abrigo
Biblioteca
CoGestão
Romeiros
Zona de Caça Municipal
Museu
Roteiro Religioso
Levadas do Alvão